Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Mosca

Mosca


Podemos reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados, isto é, como se fosse dividido em várias partes (facetas). Algumas moscas possuem o aparelho bucal com capacidade de absorver líquidos, enquanto que em outras o aparelho bucal é do tipo picador.

 Apesar de algumas espécies serem nocivas, muitas são úteis na polinização de flores, decomposição da matéria orgânica, fonte de alimento para peixes, anfíbios, répteis, pássaros, etc. Além de que as espécies de Drosophila são utilizadas como animais experimentais principalmente para estudos genéticos, podendo trazer benefícios ao homem. Outras espécies são utilizadas como agentes de controle biológico de plantas daninhas bem como de insetos pragas.

 A mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans) pode ser facilmente distinta da mosca comum, por possuir um aparelho bucal longo, como uma agulha apontada para frente, pois é uma mosca que perfura a pele dos hospedeiros para sugar sangue. Pode picar seres humanos e, eventualmente, sua picada pode ser muito dolorosa.

 Há vários outros tipos de moscas menos freqüentes nas residências, mas não nas cidades. Há aquelas que se alimentam de cadáveres onde também pões seus ovos (família Sarcophagidae); outras de cores metálicas (família Calliphoridae) que vivem no lixo, e preferem carne e seus derivados; ainda existem as drosófilas (moscas das frutas) e também os Tabanídeos (moscas das cachoeiras, dos cavalos ou mutucas) que picam dolorosamente.

 As espécies mais importantes consideradas “pragas” são: Mosca domestica, Cochliomyia hominivorax e Dermatobia hominis.

 A Mosca domestica é considerada uma praga urbana e é a mais importante, tendo em vista que pode transmitir organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) que podem causar doenças no homem e em animais domésticos.

 A Cochliomyia hominivorax é tanto uma praga rural quanto urbana e causa miíase obrigatória. Moscas que causam miíase obrigatória são aquelas que precisam se desenvolver sobre ou dentro de vertebrados vivos.

 Já a Dermatobia hominis causa miíase obrigatória, porém é uma praga rural, pois não possui hábitos urbanos.

MOSCA E OS PROBLEMAS PARA A SOCIEDADE

O problema com moscas vem aumentando nos últimos 10 anos com tendência a se agravar. Os produtos químicos utilizados no controle das moscas têm sido ineficazes. Em decorrência da alta capacidade reprodutiva, seu uso constante tem proporcionado o aparecimento de indivíduos resistentes, além de contaminar alimentos como ovos e carnes.

 Alguns inseticidas já deixaram de ser empregados, a exemplo do DDT, e do dimetoato, pois se tornaram ineficientes devido ao aparecimento de espécies resistentes aos mesmos. Sabe-se que um controle satisfatório sempre é obtido com um programa que integra métodos culturais, químicos e biológicos.

 Médicos já informaram que as moscas podem trazer consigo grande número de doenças, entre elas a crise de diarréia, sendo que muitas são até mesmo motivo de hospitalização.

 MOSCAS E PROBLEMAS PARA A SAÚDE

Assim, as moscas liquefazem o alimento sólido regurgitando sobre eles sua saliva. Após pousarem em superfícies contaminadas como o lixo, os esgotos e excreções e secreções humanas (fezes, catarro e lágrimas) esse insetos podem transmitir várias doenças como a febre tifóide paratifóide, a diarréia infantil, vermes intestinais, cólera, disenteria bacilar, distúrbios gastrointestinais e até poliomielite (paralisia infantil). Elas também são os agentes causadores da miíase.

 Miíases:

 Algumas espécies causam miíases, doença também conhecida por berne ou “bicheira” e caracterizada pela infestação de vertebrados vivos por larvas de dípteros que, pelo menos durante certo período, se alimentam dos tecidos vivos ou mortos do hospedeiro e de suas substâncias corporais líquidas. Dessa forma, larvas de moscas que completam seu ciclo, ou pelo menos parte do seu desenvolvimento normal dentro ou sobre o corpo do hospedeiro vertebrado, podem ser causadoras de miíases.

 Existem várias classificações para miíases conforme a localização, a biologia da mosca e o tipo do tecido em que ocorre. Quanto ao local de ocorrência podem ser: cutânea, subcutânea, cavitárias (nariz, boca), ocular, anal, vaginal. Quanto as características biológicas da mosca podem ser: obrigatórias (desenvolvem-se em tecidos vivos), facultativas (desenvolvem-se em matéria orgânica em decomposição) e pseudomiíase (como por exemplo o bicho da goiaba).

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.