Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Com a chegada de clima mais quente e úmido em Curitiba, o número de infestações por cupins começa a aumentar

Com a chegada de clima mais quente e úmido em Curitiba, o número de infestações por cupins começa a aumentar

28/10/2021

Você sabia que provavelmente divide sua casa com os cupins?

 

Olhe bem para os sinais. Estes insetos são minúsculos, mas extremamente vorazes. Capazes de comer sua casa inteira de maneira silenciosa, e muito rápida!

 

"Mesmo que os móveis de uma casa sejam sintéticos, ou de madeiras nobres, podemos afirmar que 90% das casas abrigam colônias de cupins. Esses animais se reproduzem na primavera, e além de portas e guarda-roupas, eles alojam as colônias de milhares de indivíduos na estrutura interna de paredes, forros e telhados. 

 

Conforme o clima esquenta, eles ganham asas para sair à busca de parceiros. Novas colônias se formam. Eles perdem as asas, e se alojam em locais que forneçam celulose para sua alimentação. 

 

Possuem mandíbulas fortes que são capazes de destruir rapidamente diversas estruturas em uma residência. O desmatamento faz com que eles encontrem nas cidades um local seguro para procriar, pois encontram comida e não tem predadores naturais.”

 

Como detectar infestações de cupins
Algumas dicas podem ajudar a lidar e prevenir esse tipo de problema.

 

Segundo Marcos Petry, especialista em dedetização, é possível detectar infestações nas diferentes fases:

 

1️⃣ Asas no chão: significa que os cupins terminaram a fase de reprodução e se instalaram nas estruturas de madeira para ter os filhotes e formar novas colônias. 

 

2️⃣ Vestígios de pó de madeira: quando você vê madeira esfarelada, em formato de pó, os cupins já estão se alimentando da estrutura. Eles se alimentam da celulose presente na madeira, consumindo rapidamente com suas mandíbulas fortes. 

 

3️⃣ Bichinhos da luz: geralmente vistos ao redor de pontos de luz durante a noite (postes, luminárias e lâmpadas), esses insetos são cupins. O sinal de alguns indivíduos significa que milhares de outros vivem por perto, pois são insetos coletivos. 

 

Qualquer estrutura de madeira é um abrigo potencial para os cupins. A maioria das casas possui madeira em sua estrutura – paredes, forros, telhado; além dos móveis.  

 

Se estes insetos já estão presentes em sua casa o melhor caminho é realizar uma descupinização, o serviço não é caro e sem dúvidas irá poupar muitos gastos provenientes da potente destruição dos cupins.

 

Como funcionam as infestações
A revoada de acasalamento dos cupins é o estágio alado. Conhecidos popularmente por siriris ou aleluias, esses insetos estão passando por uma transição. Machos e fêmeas saem das colônias (áreas de madeiras servem de abrigo e alimento para os milhares de cupins) para se reproduzir, e por isso, criam asas para a locomoção. 

 

Luz os atrai, e, uma vez encontrado o parceiro ideal, o novo casal de cupins perde as asas. Já viu asinhas pelo chão? Isso significa que novas famílias de cupins se formaram.

 

Alguns casais se tornam realeza. A rainha é responsável por botar novos ovos (de 2000 a 3000 ovos por dia!!),  e assim popular a colônia. 

 

Mas, para onde essas novas famílias vão?

 

Eles procuram pequenos espaços nas estruturas dentro de casa: guarda-roupas, armários de cozinha, estruturas de sofá, estantes, paredes e portas, vigas, rodapés, materiais em MDF; e assim, instalam novas colônias dentro das residências. 

 

Os principais tipos de cupins encontrados no Brasil são os cupins de madeira seca e subterrâneos. Quando se instalam em construções, eles têm um rápido potencial destrutivo. Edifícios inteiros já foram comprometidos pela ação desses animais. Na floresta, eles se espalham rapidamente e dominam grandes áreas. A diferença é que em seu habitat natural, possuem predadores. 

 

Nas áreas urbanas, as infestações se instalam mais intensamente, pois os cupins não são predados por nenhuma outra espécie de animal, e pois eles encontram os abrigos ideias para conseguir se reproduzir livremente.

 

Grandes colônias chegam a MILHÕES de indivíduos. Seu único objetivo de existência é alimentar e proteger a rainha para que ela continue gerando mais cupins para contribuir com o trabalho árduo da colônia! 

 

Como evitar a ação dos cupins nas áreas urbanas? A solução definitiva contra cupins: Descupinização!

 

Quanto antes você perceber a presença dos cupins, mais rápido, fácil e barato é controlar a infestação. 

 

Antes que móveis, paredes e portas sejam completamente comprometidos pelos cupins, o mais indicado é realizar o controle preventivo. Descupinização é o serviço executado por especialistas na área. 

 

Aplicação de produtos químicos (não tóxicos para seres humanos ou animais domésticos, estes produtos repelem APENAS os insetos) que repelem a vinda desses insetos é realizada nos pontos que geralmente eles procuram para instalar suas colônias. 

 

Caso a infestação já tenha ocorrido, o procedimento deverá ser realizado com maior ênfase nos locais afetados. É possível reverter a infestação dentro de construções urbanas até determinado ponto. Para entender qual o nível de afetação de cada caso, é imprescindível solicitar o apoio de profissionais especializados. 

 

Não é recomendado executar este tipo de controle de forma caseira, pois além de poder agravar a infestação, qualquer uso de produto químico deve ser feito com dosagem e aplicação controlada. 


Fonte: XV Curitiba

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.