Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Tudo o que você sabia sobre a doença de Chagas está errado

Tudo o que você sabia sobre a doença de Chagas está errado

01/06/2017

  Levantamentos revelam que a picada do barbeiro não é mais o principal vetor do problema em nosso país. 

 Você deve se lembrar das aulas de biologia no colégio, quando a professora explicava os detalhes da doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Uma das particularidades da enfermidade é sua forma de transmissão: o barbeiro (Triatoma brasiliensis), pica a pele de uma pessoa.
 
 Na mesma região, deposita suas fezes. Ao sugar o sangue, o inseto provoca uma coceira e, quando o indivíduo toca a região, o cocô – cheio de seres microscópicos – cai na corrente sanguínea. A moléstia tem suas primeiras manifestações dentro de duas semanas, com o aparecimento de febre e mal estar. Daí, ela some do mapa e só vai causar encrencas por volta de duas décadas depois, quando uma parcela dos infectados começa a apresentar graves sintomas cardíacos ou intestinais.

  Pois saiba que o tal do barbeiro não é mais o vilão principal dessa história, segundo dados recentes. O médico Abílio Augusto Fragata Filho, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital paulista, mostrou que as aulas de ciências precisarão de uma revisão em breve. Em uma palestra do Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, na tarde de hoje, o especialista apresentou estudos que indicam o papel crescente de outras transmissões oportunistas da doença.
 A forma de contágio mais importante atualmente é a ingestão de açaí e cana-de-açúcar. Isso mesmo: as plantações desses dois produtos são o habitat do inseto. Em locais sem uma higiene adequada, ele acaba triturado junto com o fruto arroxeado ou os gomos doces.

 Cerca de 70% dos casos de Chagas no Brasil já são transmitidos desta maneira. O problema está concentrado na região Norte do país, que soma 91% dos relatos da doença, com especial destaque para o estado do Pará. Portanto, nada de alarmismo: o número de afetados não é tão absurdo e os surtos não chegam a atingir uma centena de sujeitos. Também não precisa abolir de vez o açaí com granola e o caldo de cana de sua dieta — apesar de os dois itens serem bastante calóricos e exigerem moderação.
Para evitar chabus, compre produtos de origem confiável, que tenham registro nos órgãos de vigilância, como o Ministério da Agricultura.
                                                                                              Fonte: /saude.abril.com.br

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.