Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Saúde recebe 365 reclamações por escorpiões

Saúde recebe 365 reclamações por escorpiões

31/07/2017

  A Secretaria de Saúde já recebeu 365 reclamações sobre a presença de escorpiões em Rio Preto neste ano. De acordo com o gerente da Vigilância Ambiental, Abner Alves, a maioria dos casos estão relacionados ao escorpião amarelo Tityus serrulatus, cujo veneno é potencialmente letal para os seres humanos. 

Ele afirma que para evitar o aparecimento e a proliferação de escorpiões na residência o munícipe deve manter a higiene e a organização do ambiente, observando os seguintes cuidados: não acumular lixo e entulho na residência ou perto dela; tapar frestas e buracos das paredes; manusear com cuidado telha, tijolo, madeira e lenha, preferencialmente utilizando luvas de couro e ter atenção quando estiver capinando ou fazendo jardinagem, utilize botas e luvas de couro. 

"A Secretaria de Saúde não recomenda a criação de galinhas como forma de controle às populações de escorpiões, uma vez que as galinhas não ciscam em locais onde há o acúmulo de entulhos e madeiras, e é nestes locais que os escorpiões se escondem. Além dos escorpiões possuírem hábito noturno e as galinhas possuírem hábito diurno", afirmou Abner em nota. 

A vendedora Elaine Cristina de Souza Sereno, 38, tomou um susto na última quarta-feira, 26, quando acordou. Ela se deparou com um escorpião na cortina da janela do seu quarto. "Dormi com o escorpião no quarto", afirmou a vendedora, que suspeita que o bicho "visitou" o seu apartamento após escalar a parede do seu prédio.

Elaine, que mora na Vila Diniz, já pediu para uma vizinha, que mantém um terreno ao lado do seu prédio, para limpar a área. "Não é a primeira vez que encontro um escorpião no prédio", disse.Vedar soleiras de portas com borracha ou um pano, manter o quintal limpo, sem a presença de entulhos ou madeiras, olhar dentro de sapatos antes de calçá-los e usar luvas durante a prática de jardinagem são dicas que podem evitar a picada de escorpiões. O temor dos moradores no local fez com que uma empresa fizesse uma dedetização no condomínio, mas após um período superior a seis meses, voltou a ter a ocorrência do bicho. Escorpiões já foram encontrados em outros apartamentos. "Deixo as janelas fechadas e estou passando querosene. além de tapar os ralos do banheiro", disse Elaine. 

  De acordo com a Secretaria de Saúde, para solicitar a vistoria no domicílio e seu entorno o munícipe pode entrar em contato pelo número 0800-7705870. A ligação é gratuita. 

Picada 

  Em caso de picadas, a orientação é que a vitima, seja crianças, adultos e idosos, procurem imediatamente o atendimento emergencial. A avaliação do caso será feita por um médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBs) do município. 

"A gravidade da picada depende de fatores como a espécie e o tamanho do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade ou tamanho do paciente, sendo as crianças abaixo de 7 anos o grupo mais vulnerável", afirmou Abner. 

                                                                                                          Fonte: /diariodaregiao.com.br

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.