Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Saiba como evitar problemas e se prevenir dos cupins

Saiba como evitar problemas e se prevenir dos cupins

29/11/2019

  Mesmo sem saber sua casa pode estar abrigando uma sociedade inteira. Milhares de indivíduos trabalhando arduamente, de forma organizada e silenciosa. Eles são quase imperceptíveis até que o estrago esteja feito. Os cupins são insetos da ordem Isoptera e podem causar grandes problemas. Apesar da maioria ser benéfica ao meio ambiente e não trazer prejuízos aos seres humanos, pelo menos 5% das espécies são consideradas pragas nas áreas urbanas. 

O clima quente é o preferido para algumas espécies iniciarem a revoada, quando os cupins reprodutores partem em busca de parceiros e de um local para iniciar uma nova colônia. O problema é quando esse local é um móvel ou até mesmo partes da estrutura de uma casa ou de um prédio. 

  Alguns sinais podem indicar a infestação. Principalmente na época da revoada, quando os insetos com asa acabam entrando dentro de casa. Fechar janelas e portas é um começo. Caso algum acabe ficando, é preciso saber reconhecer os sinais da presença do cupim na madeira seca. 
O biólogo entomólogo, especializado em cupins, Luiz Roberto Fontes, cita alguns indicativos da presença do inseto:

— Resíduo granulado expulso periodicamente das madeiras infestadas e presença de pequenos orifícios fechados na superfície das madeiras infestadas são sinais. 

— No caso de cupins subterrâneos, pode ser percebida a presença de túneis terrosos ou com outros detritos e com revestimento interno claro, pouco perceptíveis nas frestas da edificação. Serão observadas também peças deterioradas e fragilizadas pelo cupim. 

— No caso dos cupins arborícolas e de solo haverá presença de túneis terrosos ou de resíduos de madeira e com revestimento interno escuro, bem visíveis em paredes, muros e tetos e presença de ninhos volumosos junto ao piso ou no teto, ou em árvores próximas no caso de cupins arborícolas.
Maioria é benéfica para a natureza
Apesar de causar dor de cabeça, a grande maioria das espécies de cupins, cerca de 95% do total, traz benefícios para a natureza e não causa nenhum tipo de problema ao ser humano. Segundo o especialista, entre os benefícios, está a manutenção da sanidade do solo, cuja maciez, porosidade e riqueza de matéria orgânica deve muito à ação dos cupins.

— Relacionado a esse benefício, está a recuperação da sanidade do solo em áreas degradadas ou sujeitas a degradação, por exemplo, locais de pastoreio: quem regenera o solo pisoteado e compactado pelo gado, em grande parte, são os cupins, que também degradam a matéria fecal depositada pelos rebanhos e a reintegram ao solo. 

Outro benefício citado por Luiz é a degradação da matéria lenhosa morta, como troncos e raízes, e sua rápida reincorporação ao solo, tornando essa matéria acessível às plantas. 

— Os cupins são imprescindíveis à dinâmica dos solos dos solos nas regiões tropicais e subtropicais. Todos esses benefícios, que passam incógnitos ao pecuarista e ao lavrador, também ocorrem nas áreas urbanas, ou seja, o solo dos parques, jardins e gramados das cidades tem a sua sanidade mantida ou recuperada, em grande parte, pela fauna de cupins, explica. 



                                                                                        Fonte: /nsctotal.com.br

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.