Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Principais dúvidas sobre o surto de febre amarela

Principais dúvidas sobre o surto de febre amarela

12/09/2017

  A febre amarela é a doença da vez no país, voltando a ser motivo de preocupação para as autoridades, devido às 47 mortes por esse motivo em Minas Gerais, apenas neste início de ano. E mais: já foram notificados 152 casos suspeitos da doença em 24 municípios do Estado, fazendo com que o Governo decretasse situação de emergência em saúde pública. Diante deste quadro, você sabe como se prevenir da febre amarela?

O que é Febre amarela?
A febre amarela é causada por um vírus presente em macacos e transmitida por mosquitos infectados. Ela se apresenta em duas formas: urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; e silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. Os casos registrados recentemente são os silvestres. O vírus não é transmitido entre pessoas e, sim, unicamente, pela picada desses mosquitos.

Os sintomas iniciais da febre amarela são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos, podendo durar até três dias. A doença ataca diversos órgãos, sendo os alvos principais o fígado, os rins e o cérebro.

Em sua forma mais grave, a febre amarela apresenta os sintomas: insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), hemorragias (com sangue na urina, fezes e vômito) e encefalopatia (confusão mental e danos cerebrais que pode levar ao coma).

A febre amarela pode chegar às cidades?
Embora o Aedes aegypti seja o transmissor da doença no meio urbano, ele não costuma transmitir tanto, como acontece nos casos da dengue, da zika e da chikungunya. O grande risco é se acontecer de uma pessoa que contraiu a febre amarela na zona rural for picada por esse mosquito na cidade e, assim, transmitir a doença. No entanto, isso terá que acontecer entre 24 e 48 horas antes do aparecimento dos sintomas ou de 3 a 5 dias após.

Há uma suspeita de que esse surto da doença esteja relacionado com a tragédia em Mariana, em 2015, que causou um enorme desequilíbrio ambiental.

Como se proteger
Segundo o Ministério da Saúde, a única maneira de se proteger da febre amarela é por meio da vacinação, disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Crianças a partir de nove meses de idade que vivem nas áreas endêmicas ou viajarão para essas regiões já podem ser vacinadas.

Após os cinco anos de idade, uma dose única da vacina já é o suficiente para que a pessoa fique imunizada para o resto da vida. Porém, segundo o calendário nacional de vacinação, são recomendadas duas doses: sendo a primeira aos noves meses de idade e depois um reforço aos quatro anos.

Em locais que estão sofrendo com o surto da doença, o Ministério da Saúde tem abastecido os postos de saúde e privilegiando moradores de áreas rurais e quem nunca foi imunizado.

A vacina contra a febre amarela tem contraindicação?
A vacina apresenta riscos para quem possui baixa imunidade e alergia a ovo, podendo causar reações alérgicas, no sistema nervoso central e o desenvolvimento da própria doença.

Por essa razão, pessoas com câncer, portadoras do HIV, bebês com menos de seis meses, grávidas (ou mulheres que amamentam) e idosos devem procurar um médico para passar por uma avaliação, antes de se vacinarem.

Como é o tratamento da doença?
Grande parte dos infectados apresenta melhora após os sintomas iniciais. No entanto, uma média de 15% desses pacientes desenvolve uma forma mais grave, sedo necessária a internação. Até 50% dos casos graves podem levar ao óbito, especialmente se a doença não for tratada em um período de sete dias.

Se você ainda não foi vacinado contra a febre amarela, consulte o seu médico e veja se deve ser imunizado. 

                                                                                             Fonte: O nortão Jornal

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.