Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Plantas e insetos: os principais perigos da primavera para os pets

Plantas e insetos: os principais perigos da primavera para os pets

02/10/2019

Além de flores e plantas tóxicas, o pólen, a poluição e os insetos são os grandes vilões da estação para a saúde dos animais

A primavera chegou e mesmo que pareça uma estação inofensiva é precisa ficar de olho aberto com os pets. Curiosos, cães costumam querer comer diversas plantas, e essa época do ano é conhecida por ter muitas flores, coisas que podem ser perigosas para os animais de estimação . Além delas, insetos também podem trazer desconforto ao amigo peludo.
A médica veterinária Tessia Cagnoni, Proprietária da Clínica São Francisco, fala sobre perigos da primavera para os pets , dando ênfase em flores venenosas. “Se ingeridas, pode levar o paciente ao óbito por serem extremamente tóxicas”, afirma.
“Com o aparecimento das flores, surgem outros problemas: a infestação de insetos, como as abelhas, formigas, lagartas e aranhas, além de sapos, que são venenosos”, lembra Tessia.  Além das flores, Tessia explica que adubos e pesticidas também podem apresentar grandes riscos à saúde dos cães e gatos . Segundo ela, os pets podem ter graves riscos de intoxicação, e os felinos principalmente são mais suscetíveis a doenças pulmonares.

O pólen, que consequentemente aumenta com o desabrochar das flores, é causador de diversos tipos de alergia, e também se dispersa mais facilmente na primavera. “Ele traz desde manifestações respiratórias até as dermatológicas”, explica Tessia. Para completar, o uso ampliado de inseticidas faz com que surjam as alergias respiratórias, que, quando associadas à baixa umidade, favorecem as infecções oportunistas, conta a veterinária.
Nessa época do ano a população de pulgas, pernilongos e carrapatos também aumenta. “Eles são responsáveis pela transmissão de várias doenças graves e letais quando não diagnosticadas e tratadas a tempo”, ressalta.
Para manter seu pet saudável durante esta estação, é simples: basta seguir as dicas que Tessia passou abaixo.

Ofereça água e alimentos sempre frescos e renovados;
Controle os insetos e parasitas;
Mantenha os animais em ambientes frescos, arejados, sem de uso de desinfetantes concentrados e perfumados;
Não frequente espaços com vegetação que tenha mais de 10 cm de altura;
Não deixe plantas tóxicas ao alcance dos pets .
Em caso de ingestão de plantas tóxicas, procure o médico veterinário o mais rápido possível para evitar que o pet sofra graves consequências.

Fonte: Canal do Pet

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.