Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Percevejo Gera até 13% de Prejuízo em Área não Monitorada

Percevejo Gera até 13% de Prejuízo em Área não Monitorada

31/05/2017

  O produtor de soja tem um inimigo natural que necessita de controle rígido, caso contrário o prejuízo é certo. O percevejo é uma das principais pragas que acometem a produção agrícola do País e, em especial, a de soja. Os sementeiros são os mais prejudicados, pois afetam a qualidade e tem interferência no vigor e germinação da semente produzida.
Ademir Santini, engenheiro agrônomo e gerente de marketing da Bayer para a região Sul, diz que “há situações no campo onde o ataque é muito severo, com perdas diretas, pois muitos dos grãos afetados acabam sendo descartados no processo de ventilação da colheitadeira. O percevejo retira a parte nutritiva do grão, que perde peso e acaba sendo descartado. O problema maior na cultura da soja está nas variedades de ciclo tardio, por conta do processo migratório de outras áreas colhidas”.

O produtor pode fazer o manejo da praga com a ferramenta Patrulha Percevejo, que pode ser adquirida no Programa de Pontos da Bayer, o serviço que era restrito para os produtores do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul, na safra 2017/18 será estendido para todo o Brasil.

“Fizemos testes de tetrazólio para os produtores que utilizaram o Patrulha Percevejo na última safra, e as áreas monitoradas apresentaram mais de 40% de poder de germinação nas sementes e vigor acima de 55% em relação às áreas não monitoradas pelo serviço”, destaca Santini.
Lucio Damalia, sojicultor de Douradina (MS), possui área com 330 hectares, em que faz plantio de soja e milho. “Utilizei o serviço que a Bayer me disponibilizou nas duas culturas e obtive resultados satisfatórios. Antes, nós fazíamos o controle com a infestação da praga já em andamento, agora nós fazemos o monitoramento e aplicamos o produto na hora certa. Ou seja, temos controle efetivo do percevejo, menos produto químico na lavoura e menos custo com a produção”.

No Rio Grande do Sul, Fernanda Falcão, gerente técnica da Sementes Falcão, uma das principais multiplicadoras de sementes do Estado diz que o controle do percevejo em suas áreas são feitos tanto nas culturas de inverno quanto na soja e milho no verão. “Produzimos tanto sementes de soja como de aveia e trigo, portanto, fazemos o controle praticamente o ano todo, através de monitoramentos semanais para então ver a necessidade ou não de controle com defensivos específicos para o controle.
Como sementeiros, temos que manter as áreas livres de percevejos, pois ele afeta diretamente o vigor das sementes, e como oferecemos aos nossos clientes sementes com alto vigor, este controle é fundamental”, conclui.

                                                                                                          Fonte: /grupocultivar.com.br

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.