Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Paranaguá declara emergência contra Aedes Aegypti

Paranaguá declara emergência contra Aedes Aegypti

15/06/2017

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11) o decreto n.º 291, que declara situação excepcional de emergência na saúde pública de Paranaguá, para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A justificativa é que há possibilidade de agravamento da situação envolvendo doenças transmitidas pelo vetor como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

O decreto tem prazo de 90 dias e pode ser prorrogado por mais 90 dias. Tem como base as atribuições legais conferidas ao chefe do Poder Executivo e também tem como base o Plano Nacional de Diretrizes de Combate à Dengue (PNCD) e o informe técnico 37, da Secretaria de Estado da Saúde (sesa), atualizado no dia 9 deste mês, que afirma que a cidade é de alto risco para doenças tropicais transmissíveis pelo vetor.

No último boletim da Dengue da Sesa, Paranaguá aparece com 35 casos de dengue e Guaratuba com 1 caso confirmado – e nenhum nos demais municípios do Litoral. Paranaguá tem 10 casos confirmados de chikungunya e 1 de zika.

Com o decreto será possível realizar a entrada em imóveis abandonados ou os que seus proprietários se neguem a autorizar o trabalho dos agentes de endemias para verificação de criadouros.

Também será possível realizar aquisição de bens, obras e serviços, com dispensa de licitação, desde que tenham anuência do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue.

Outros municípios

Outros municípios limítrofes também atingidos com índices de infestação do vetor Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde fica autorizada a viabilizar convênios de colaboração com outros municípios.

Assim, poderá ter a disponibilização de máquinas, equipamentos e pessoal, com objetivo de conter os avanços da doença nas cidades já atingidas, evitando-se com isso a proliferação do mosquito transmissor, bem como com instituições hospitalares, Governo do Estado e órgãos de saúde pública no nível Estadual e Federal, a fim de assegurar o sucesso da campanha em nível regional.

                                Fontes: Prefeitura de Paranaguá e Sesa – Edição: Correio do Litoral (13/05/2017)

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.