Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Mosca branca migra da zona rural para urbana em Uberaba

Mosca branca migra da zona rural para urbana em Uberaba

23/02/2015

Zoonoses descarta risco epidemiológico para a população.
Agrônomo afirma que inseto busca alimentação na ceiva vegetal.

Um inseto conhecido popularmente por mosca branca (Bemisia tabaci) tem deixado a zona rural e se feito presente na rotina dos moradores de Uberaba. De origem asiática, a mosca branca foi analisada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que afirma não haver risco epidemiológico para a população.
De acordo com o agrônomo José Sidnei Silva, o primeiro registro do inseto no Brasil ocorreu no final da década de 1990. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a mosca branca chegou através da importação de uma planta ornamental e se alimenta da ceiva de vegetais. Entre as causas da proliferação, segundo o agrônomo, está o período de colheita na zona rural, que implica na migração para a área urbana.
“Podemos dizer que a causa é um conjunto de fatores: o uso excessivo de agrotóxicos no campo sem orientação técnica, somada ao desequilíbrio ambiental e desmatamento são alguns deles. E por se afugentarem de um inimigo natural também. Assim como causa danos na zona rural, pode causar danos no nosso verde urbano. Os órgãos competentes têm que se preocupar com o trabalho no monitoramento para que não se torne uma praga urbana”, afirmou.

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.