Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Leishmaniose: prevenção, diagnóstico e tratamento

Leishmaniose: prevenção, diagnóstico e tratamento

08/08/2017

 O que é?
A Leishmaniose é uma doença causada por um protozoário, transmitido pela picada de um mosquito flebótomo (mosquito palha) infectado. O mosquito é frequentemente encontrado em locais úmidos, com muitas plantas.
Pode acometer cães e humanos, e é considerada uma zoonose. A transmissão ocorre apenas quando o cão é picado pelo mosquito infectado, da mesma forma os humanos. Os felinos não são acometidos por essa patologia.

Sinais clínicos e diagnóstico
Sinais clínicos que geralmente levam esses animais a uma consulta são descamação seca da pele, crescimento exacerbado das unhas, nódulos na pele, febre, fraqueza, anorexia, vômitos, diarreia.
O animal deve ser encaminhado ao médico veterinário para que ele descarte outras possíveis doenças e realize o diagnóstico e conduta terapêutica de forma correta.
Anteriormente animais diagnosticados deveriam ser eutanasiados por representarem risco a saúde humana. Porém atualmente é aceito o tratamento dos cães doentes, que deve ser realizado cuidadosamente com o acompanhamento de um veterinário.
Tendo em vista que é uma doença agressiva a detecção e tratamento precoce são fundamentais, pois pode levar o animal a morte.

Prevenção
É importante considerar as formas de prevenção desta enfermidade, que são realizadas através do combate ao inseto vetor e vacinação dos cães.
Para a realização da vacina os tutores devem levar seus cães em um veterinário de confiança para que seja realizado um teste para a doença e a vacinação do animal.
Além disso, a prevenção se torna ainda mais eficaz através da utilização de coleiras específicas nos cachorros, que possuem produtos repelentes presentes no mercado. Também recomenda-se a utilização de telas nas janelas e portas.

                                                                                                               Fonte:/tudoetodas 

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.