Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Leishmaniose atinge mais municípios de São Paulo e avança em direção à capital

Leishmaniose atinge mais municípios de São Paulo e avança em direção à capital

19/03/2018

Doença foi descoberta em Araçatuba e, segundo estudo, avança pelas principais estradas e radiais. Mortes, caso não haja tratamento, chegam a 90% dos casos

A leishmaniose, doença transmitida por um mosquito que contamina seres humanos e cães, está se espalhando por municípios do Estado e avança em direção à capital. É o que aponta uma pesquisa inédita da Universidade do Oeste de São Paulo (UNOESTE).

A doença apareceu pela primeira vez há 22 anos em Araçatuba, a cerca de 500 quilômetros de São Paulo, e, desde então, avançou rapidamente para outras cidades. Dados da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) apontam que 30% dos municípios já apresentam registros da leishmaniose visceral, a variedade mais perigosa. De lá para cá, mais de 2 800 casos foram confirmados, com 242 mortes.

O estudo é fruto de uma dissertação de mestrado do médico Rodrigo Sala Ferro com base em dados do Sucen e da Secretaria Estadual de Saúde.

Doença típica de áreas com mata, a leishmaniose chega às cidades seguindo o curso das principais rodovias e radiais, a exemplo de Campo Grande (MS), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG). No caso de São Paulo, acompanha a rodovia Marechal Cândido Rondon, a ferrovia Novoeste e o gasoduto Bolívia-Brasil. “São grandes as evidências de que [a leishmaniose] veio da Bolívia durante a construção desse túnel”, explica o professor Luiz Euribel Prestes Carneiro, orientador da pesquisa.

Também foram identificados saltos da doença: o Guarujá, a 400 quilômetros das regiões endêmicas, teve três casos da doença entre 2016 e 2017, dois deles letais.

Ainda não se sabe o motivo desses saltos. Uma das hipóteses é que outras variedades de mosquitos silvestres estejam carregando o parasita. “A capacidade de adaptação do vetor está cada vez maior. Nunca imaginaríamos, por exemplo, leishmaniose no Rio Grande do Sul”, aponta o infectologista José Ângelo Lauletta Lindoso, do Hospital Emílio Ribas.

Outra teoria ainda é estudo é que o leishmania (protozoário que causa a leishmaniose)  possa estar no sêmen dos cachorros. “Em Embu das Artes há cães com a doença, mas não encontramos mosquitos transmissores”, completa. O animal é considerado ‘reservatório’: não contamina o homem, mas serve de “isca” para a proliferação dos vetores.

Apesar da capilaridade, menos casos vem sendo registrados a cada ano. O número caiu de 141 registrados em 2014 para 121 em 2017, aponta a Secretaria Estadual de Saúde. Já as mortes passaram de 12 para 7. “São Paulo tem um dos sistemas de notificação mais eficientes do Brasil. Há vigilância sobre o mosquito e também sobre os cães e pessoas infectadas”, aponta Euribel.

Letalidade e prevenção

Cerca de 70% das pessoas picadas não chegam a desenvolver a doença. Mas como os sintomas são pouco específicos, é importante ficar atento. Os principais sinais são baço e fígado inchados, além de fraqueza e febre longa. Sem tratamento, a taxa de mortalidade chega a 90%.

Como não há vacina, a principal ação preventiva é conter a proliferação do mosquito flebotomineo (mosquito-palha ou cangalhinha). Essas espécies se proliferam em regiões úmidas e com depósitos de lixo a céu aberto. “Em uma cidade como São Paulo, temos de ter um olhar diferente para cada região”, diz o o médico Lindoso.

Para ele, os profissionais que não convivem com a doença podem demorar a associar os sintomas à leishmaniose. “A demora no diagnóstico é o principal problema”, diz. Lindosa conta que o SUS disponibiliza testes especiais para detecção da leishmaniose, parecidos com os de gravidez. “É rápido e eficaz.”

Outra preocupação são os animais infectados. Em caso de diagnóstico positivo, o Ministério da Saúde orienta sacrificar esses cães para evitar o aparecimento de casos humanos. De acordo com o médico, há outras soluções sob estudo, como o uso de coleiras com repelente.

 

Fonte: Veja São Paulo

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.