Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Infestação de Aedes é de 7,3% em Apucarana

Infestação de Aedes é de 7,3% em Apucarana

18/04/2018

Levantamento foi divulgado nesta terça; índice mostra que município apresenta alto risco de epidemia

Apucarana - O índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Apucarana (Centro-Norte) chegou a 7,3%, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (17) pela AMS (Autarquia Municipal de Saúde). O segundo Liraa (Levantamento rápido de infestação de Aedes aegypti de 2018, realizado entre 2 e 4 de abril, apresentou percentual maior que do primeiro levantamento do ano – 5,5% em fevereiro. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

O Índice de infestação predial de 7,3% classifica Apucarana na condição de município com alto risco de epidemia da dengue. "No entanto, está terminando o período mais favorável à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é a combinação de sol e chuva, uma característica do verão", observa o superintendente da Atenção Básica e responsável pelo setor de endemias da AMS, Marcelo Viana de Castro.

Ele explica que equipes da autarquia realizam visitas domiciliares para detectar focos do mosquito, mas reforça que os moradores devem manter continuamente os cuidados voltados à prevenção da dengue. "A população também precisa estar atenta eliminando pontos que possibilitem o acúmulo de água e locais propícios ao desenvolvimento da larva do Aedes aegypti", reforça o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Dos focos de larvas de Aedes localizados durante o levantamento, 38,4%, estavam em depósitos de lixo, sucatas e entulhos, descartados de maneira imprópria. A segunda maior incidência, 25,8%, refere-se a pequenos depósitos móveis, como tambores para coleta da água da chuva. Em seguida, com 22,7%, estão locais de armazenamento de água, como floreiras, vasos reservatórios para animais e garrafas.

Para realizar o levantamento, a cidade é dividida em oito regiões. A de situação mais crítica envolve a área do jardim Colonial, colégio Agrícola, Unespar/Fecea, Recanto do Lago, Núcleo Habitacional Adriano Correia, 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, Vila Reis e Monte Sião, onde a incidência de larvas chega a 16,6%.

Apucarana registrou neste ciclo, iniciado em agosto de 2017, três casos da doença, sendo dois autóctones e um importado.

Fonte: Jornal de Londrina

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.