Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Governo do Paraná reforça vacinação contra febre amarela em 19 cidades na Região de Curitiba e no Litoral

Governo do Paraná reforça vacinação contra febre amarela em 19 cidades na Região de Curitiba e no Litoral

28/03/2018

São municípios em regiões de mata e rios e que têm considerável parcela da população vivendo em áreas rurais.

 

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) intensifica, nesta semana, a vacinação contra a febre amarela em municípios que fazem divisa com o estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, e nas cidades do Litoral do Paraná.

São 19 municípios em regiões de mata e rios e que, de acordo com o Governo do Paraná, têm considerável parcela da população vivendo em áreas rurais. A vacinação é indicada para pessoas entre 9 meses e 59 anos.

Na 2ª Regional de Saúde, na Região Metropolitana de Curitiba, a vacinação é intensificada em: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

No litoral, o reforço ocorre em Guaraqueçaba, Morretes, Antonina, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

"As pessoas que fazem parte do público-alvo nessas regiões e que nunca foram vacinadas contra a febre amarela devem procurar uma unidade de saúde para se vacinar", explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini.

No Paraná, até o momento, não há circulação do vírus da febre amarela.

 

Vacinação contra a febre amarela

A vacina contra a febre amarela já fazia parte do calendário vacinal das crianças em grande parte do território do Paraná, com exceção de 36 cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral.

Na terça-feira (20), o Ministério da Saúde incluiu essas cidades como área de recomendação da vacina.

Na quinta-feira (22), o secretário Michele Caputo Neto entregou ao ministro da Saúde um ofício solicitando mais doses da vacina contra a febre amarela para ampliar a cobertura vacinal do Estado.

Segundo o ministro Ricardo Barros, na terça-feira, um lote de 100 mil doses deve ser entregue para todo o estado.

Para apoiar os municípios que precisam intensificar a vacinação, a Secretaria da Saúde também deve enviar materiais educativos e orientar a população através de campanha nas redes sociais e rádios locais.

Sintomas da febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus que se manifesta com febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia).

Também é possível haver hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina), podendo levar à morte nas formas mais graves.

A doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados. Não existe transmissão de pessoa a pessoa. No Brasil, hoje, só há registro da febre amarela silvestre, transmitida pelo mosquito haemagogus.

Viajantes, turistas, trabalhadores e outras pessoas que circulam ou vivem em áreas de risco, como matas ou rios, devem se vacinar pelo menos 10 dias antes da data da viagem. Esse é o tempo necessário para garantir a imunização contra a doença.

Para gestantes, mulheres que amamentam crianças menores de seis meses, crianças até 9 meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos a recomendação é que só sejam vacinados com indicação médica.

Fonte: G1 Paraná


AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.