Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Febre amarela: Brasil registra 394 mortes e 1257 casos nos últimos dez meses

Febre amarela: Brasil registra 394 mortes e 1257 casos nos últimos dez meses

07/05/2018

Dados do Ministério da Saúde se referem ao período entre julho de 2017 até 2 de maio deste ano. São Paulo e Minas Gerais concentram 82% das mortes.

Entre julho de 2017 e 2 de maio de 2018, o Brasil registrou 394 mortes por febre amarela, informa o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. No boletim anterior, que contabilizou dados até o dia 17 de abril, o país registrava 342 mortes.

As mortes no país vêm aumentando desde que o vírus da febre amarela passou a circular em outras regiões, principalmente no Sudeste -- antes, a doença no Brasil só ocorria mais frequentemente em áreas da região amazônica.

Também nos últimos dez meses a pasta confirma 1257 casos da doença. Em relação ao número de casos, houve um incremento de 100 novos em relação aos dados do dia 17 de abril: quando 1157 infectados foram confirmados.

Uma ressalva é que o Ministério da Saúde não confirma os casos e os óbitos na mesma hora em que ocorrem; e, por isso, esses dados de agora podem ser referentes a dias anteriores. A data se refere à divulgação do Ministério da Saúde.

Com isso, a pasta informa ainda que outras 1499 notificações estão sendo investigadas e podem ser confirmadas ou descartadas nos próximos boletins.

Sobre o perfil demográfico da doença, os dados mostram que a maior parte dos casos ocorre em pessoas do sexo masculino, em idade economicamente ativa.

As regiões mais afetadas são aquelas que não tinham recomendação para a vacina anteriormente -- como o Sudeste. É também na região que se concentra o maior número de mortes (a única de fora aconteceu no Distrito Federal).

Um dado relevante é que São Paulo e Minas Gerais concentram 82% das mortes, segundo os dados do ministério.

Casos tendem a diminuir com inverno e vacina

O país espera que ações de vacinação ajudem a diminuir o número de casos e mortes. Ainda, o número de casos tende a cair a partir desse mês com a chegada do inverno, já que o vírus da febre amarela tem sua circulação mais frequente no verão.

A pasta informa que de janeiro a a abril desse ano encaminhou 25,1 milhões de doses da vacina aos estados. Só para os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo foram enviadas 18,4 milhões de doses.

 

O ideal é chegar a 95% de cobertura vacinal, informa a pasta. Até agora, Rio de Janeiro vacinou 55,46% e Bahia 55,03%. O Ministério da Saúde não informou a cobertura vacinal do estado de São Paulo.

Fonte: G1 Globo (Bem Estar)

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.