Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Família Reclama de Infestação de Ácaros Causada por Pombos em Casa

Família Reclama de Infestação de Ácaros Causada por Pombos em Casa

24/05/2017

  Um casal reclama que teve a casa contaminada por ácaros por causa de uma infestação de pombos, em Goiânia. Eles relataram à TV Anhanguera que sofrem com o problema há cerca de três meses e já perderam móveis, objetos e até a cama onde dormiam por causa dos bichos. O casal está ficando na casa de uma das filhas até que o problema seja resolvido.
O aposentado Carlos Roberto Desidério, morador da casa, explica que uma grande quantidade de pombos fez ninhos no telhado, mas ele não sabia que os pássaros poderiam atrair tantos ácaros para a residência.
“Na santa inocência da gente, que achava que pombo é coisa da paz, é um símbolo da paz, a gente não dava caso, importância ao problema. Quando a gente começou a se coçar, foi saber que era um ácaro que estava contaminando a casa toda. Eu não moro aqui. Quem mora aqui são os ácaros”, disse em entrevista à TV Anhanguera.
Esposa dele, a dona de casa Catarina de Jesus Cavalcante relata que ficou cheia de alergias na pele por causa da infestação. Ela conta que precisa usar maçarico nas paredes todos os dias para evitar que os ácaros se espalhem e já precisou retirar objetos em pláticos para evitar contaminação e queimar os sofás. Também será necessário trocar todas as telhas e o forro da residência.
“Nós estamos desalojados dentro da nossa casa. Dói muito, porque você não sabe a que nós vamos recorrer”, reclama.

Intervenção
  O biólogo e gerente de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Welington Tristão, explica que os ácaros se alimentam do sangue dos pombos e se alojam nos ninhos da ave. Ao avaliar a infestação na casa, ele pontua que os bichos encontrados no local são ácaros maiores, popularmente conhecidos como “piolho de pombo”.
“Esses ácaros começaram a se espalhar pela casa e acabam se alimentando do sangue dos moradores do local. Isso pode causar doenças dermatológicas, como feridas e, pessoas que têm sensibilidade, podem ter alergias”, explicou.
Por causa da infestação, ele relata que já foram feitas duas intervenções na casa e agora é preciso esperar para ver o efeito dos inseticidas aplicados no local. Ele relata que o casal deve poder voltar à residência até sexta-feira (26).
“Fizemos uma intervenção para evitar que se espalhe, para conter a proliferação dos ácaros. Identificamos que a vizinhança não reclama deles, no entanto, eles são o menor problema dos pombos. As fezes das aves contêm substâncias químicas que podem causar sérios problemas respiratórios”, alertou.
Um dos moradores da região, o servidor público Jeová Gonçalves, relata que sofreu com criptococose em 2013 e chegou a ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A doença causa problemas respiratórios, como falta de ar e dificuldade em fazer exercícios físicos.
“Eu fazia as minhas caminhadas, mas hoje não ando 100 metros. Eu posso morrer e os pombos não”, reclama.

Dicas
  Também conforme o gerente informou à TV Anhanguera, os pombos não podem ser mortos, mas há medidas que os moradores podem tomar para evitar que as aves façam ninhos sobre as casas. As principais são:
Vedar os vãos entre as paredes e o telhado para evitar que os pombos entrem no forro
Não alimentar os pombos, já que as fezes deles têm substâncias tóxicas


                                                                                                       Fonte: G1

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.