Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

FAO vai criar sistema para ajudar no controle de pragas e doenças em plantas

FAO vai criar sistema para ajudar no controle de pragas e doenças em plantas

19/03/2015

Agência da ONU afirmou que novo programa de certificação eletrônica global tem como objetivo reduzir a propagação através do comércio internacional; sistema e-Phyto foi aprovado por representantes de 181 países.

Foto: FAO/M.Namundjebo

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, vai criar um novo sistema de certificação eletrônica global para ajudar a conter a propagação de pragas e doenças em plantas.

O programa e-Phyto foi aprovado por representantes de 181 países. O sistema tem como objetivo evitar a transmissão das doenças através do comércio internacional de uma forma mais segura e mais barata.

Burocracia

A Comissão sobre Medidas Fitossanitárias, órgão responsável da Convenção Internacional de Proteção de Plantas, concordou em desenvolver o sistema.

Segundo a FAO, isso significa menos burocracia. Em vez de usarem milhões de certificados de papel para as comunicações entre países todos os anos, o sistema será feito eletronicamente na internet.

A agência explica que os certificados de papel atuais servem para dar garantias aos importadores de que os produtos, incluindo alimentos, foram inspecionados e declarados livres de qualquer tipo de pragas.

O e-Phyto vai servir como uma central de comando que receberá os certificados de organizações nacionais de proteção de plantas dos países exportadores e os enviará aos países importadores.

Custo

A FAO diz que essas centrais de comando vão fornecer um método simples e seguro para a troca de informações, eliminando a necessidade dos países de negociarem protocolos bilaterais com cada parceiro comercial.

A expectativa é a de que o e-Phyto simplifique e reduza o custo do comércio global, aumente a capacidade dos países para identificar os produtos que possam representar algum tipo de risco e diminuir também a possibilidade de fraude.

Segundo a agência da ONU, o comércio internacional de produtos agrícolas movimenta US$ 1,1 trilhão por ano, o equivalente a mais de R$ 4 trilhões.

Fonte

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2015/03/fao-vai-criar-sistema-para-ajudar-no-controle-de-pragas-e-doencas-em-plantas/#.VRrdUfnF-kQ

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.