Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Estudo em Rio Preto tem objetivo de melhorar prevenção contra a dengue

Estudo em Rio Preto tem objetivo de melhorar prevenção contra a dengue

06/06/2015

06/06/2015 09h10 - Atualizado em 06/06/2015 09h10

Famerp irá pesquisar grupo de pessoas para saber como a dengue age. 
Estudo será realizado em cinco anos e começa em 30 dias.

Um estudo científico inédito vai ser feito em São José do Rio Preto (SP) com o objetivo de melhorar a prevenção e o tratamento contra a dengue. A doença que já matou mais de 30 moradores da região noroeste paulista só nesse ano não é totalmente conhecida pelas autoridades de saúde. Identificar os diferentes tipos de vírus, as vítimas que têm sintomas mais graves  pode ajudar os especialistas a chegar a uma vacina ideal.
Três vacinas estão sendo desenvolvidas e já em fase de testes. Mas, segundo pesquisadores elas ainda devem demorar alguns anos para de fato serem usadas. Para identificar se a vacina vale a pena em relação ao custo benefício, e se é eficiente na população, uma pesquisa inédita começa a ser feita nesse mês na Famerp, Faculdade de Medicina de Rio Preto. “Vamos selecionar uma população na cidade, aleatória, de 2,5 mil pessoas e vamos conhecer as histórias delas, quantas vezes pegaram dengue, se tiveram, e o que vai acontecer nos próximos anos, quem vai ter dengue, se a dengue será grave, se será sintomática ou não”, afirma Maurício Lacerda Nogueira, chefe do laboratório de virologia da Famerp.

O bairro de Rio Preto a ser investigado ainda não foi escolhido e a pesquisa em campo começa dentro de 30 dias. O estudo será realizado em cinco anos pela Famerp e serão investidos R$ 2 milhões. Profissionais da Unesp, de duas universidades federais e de universidades dos Estados Unidos e da Austrália também vão participar.
Na primeira fase será analisado se o grupo pesquisado já teve dengue e quais os tipos. Mosquitos também serão coletados para que o vírus seja estudado. O tipo de vacina, o tipo de vírus a ser combatido e a população alvo das futuras campanhas dependem dos resultados da pesquisa. “A ideia é entender esse fenômeno da dengue de uma forma bem completa para fornecer subsídios para que as autoridades de saúde possam tomar decisões de combate ao mosquito”, diz Nogueira.
O estudo ainda vai longe, mas é um passo importante para o combate à dengue, doença que tem feito muitas vítimas no noroeste paulista. Na casa da comerciante Maria Ângela Nardez foram três pessoas com dengue em um único mês. “Três pessoas pegaram e com todos os cuidados que temos em casa, mesmo assim foi inevitável. Acredito que a vacina é a única esperança que a gente tem, porque não tem mais o que fazer”, afirma a comerciante.

Referências:
http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/06/estudo-em-rio-preto-tem-objetivo-de-melhorar-prevencao-contra-dengue.html 

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.