Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Doenças que podem ser transmitidas por baratas

Doenças que podem ser transmitidas por baratas

05/03/2018

Apesar de haver outras formas de transmissão, é importante ficar de olho na higienização !

Ao ver uma barata, algumas pessoas começam a gritar, enquanto outras logo pegam o chinelo para se livrar do inseto. No entanto, apesar de essas reações serem quase automáticas, poucos têm conhecimento sobre os reais perigos que as baratas causam à saúde humana.

Hepatite A, febre tifoide, tuberculose, lepra, diarreia, poliomelite e pneumonia são as doenças apontadas nessa pesquisa.

Baratas podem transmitir doenças, mas mesmo assim, essa é apenas uma das muitas formas de transmissão.

Dentre as sete doenças indicadas pela pesquisa, as três com maior probabilidade, por serem contraídas de forma oral-fecal, são hepatite A , febre tifoide e diarreia (que, além de ser um sintoma, também é considerada uma doença).

A transmissão oral-fecal é dada da seguinte forma: a barata carrega a bactéria nas patas e, ao andar nos ambientes da casa, principalmente na cozinha, passa esses organismos para os alimentos e objetos. Quando uma pessoa tem contato oral com tais objetos ou ingere os alimentos, contrai as doenças.

Tuberculose, lepra e pneumonia têm maior probabilidade de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa, do que por baratas.  Já a poliomielite, mesmo sendo também de transmissão oral-fecal, é viral. O vírus causador da doença é um vírus de baixa circulação por causa da vacina, por isso as baratas não têm grande impacto nesse ciclo de transmissão.

Por mais que as probabilidades sejam pequenas, a transmissão por meio de baratas ainda é possível. Por esse motivo, os cuidados contra o inseto e a higienização adequada são necessários, principalmente em ambientes que são frequentados por crianças, que têm maior probabilidade de contato oral com os objetos.

 

Fonte: Revista Claudia.

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.