Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Doença Grave Transmitida por Carrapatos está de Volta ao Brasil

Doença Grave Transmitida por Carrapatos está de Volta ao Brasil

09/06/2017

  A febre maculosa pode ser facilmente combatida se tratada inicialmente com antibióticos.
  Muito a contragosto seu, claro, o brasileiro vem se tornando nos últimos anos um especialista em doenças transmitidas por insetos. Como se não bastassem as tradicionais Dengue e Febre Amarela (esta última experimentou uma explosão de casos recentemente e a outra continua com um número absurdamente alto de casos), os brasileiros aprenderam a temer a Chikugunya (ou Chicugunha) e a Zika.
Bom, agora, uma doença transmitida por aracnídeos (mais precisamente, carrapatos) em vez de insetos, como os mosquitos transmissores das doenças citadas antes, é que vem atraindo atenção como uma ameaça à saúde pública.Trata-se da febre maculosa, uma velha conhecida com vários casos registrados recentemente. A doença é transmitida pelo Amblyomma Cajennense, conhecido pelo nome de carrapato-estrela e outros nomes populares como "Carrapato Rodolego" e "Micuim", contaminado pela bactéria Rickettsia Rickettsii.
A doença, portanto, não é transmitida de pessoa a pessoa. Embora não haja vacina para essa enfermidade, ela pode ser curada com o uso de antibióticos específicos nos primeiros dias da doença. Sem tratamento adequado, porém, a Febre maculosa brasileira é mortal. A doença permanece incubada por um período de entre dois dias e duas semanas antes de seus sintomas aparecerem - geralmente, os sintomas manifestam-se sete dias depois de ocorrer a contaminação. Entre os principais destes sintomas estão manchas avermelhadas (máculas) distribuídas pelo corpo (especialmente nas mãos e nos pés) que podem dar origem a hemorragias se a doença não for tratada, febre alta, dores de cabeça e dores musculares.
  É preciso ressaltar: a demora no diagnóstico e no tratamento da doença pode ser mortal. Além disso, a doença possui características comuns a outras infecções e pode ser confundida com elas.Entre os estados em que já foram registrados casos recentes da doença estão todos da região Sudeste, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Pernambuco e Bahia, Paraná e Pará. Evitar contato com os carrapatos, que têm aves domésticas, cachorros e capivaras como alguns de seus principais hospedeiros, é uma medida importante para prevenir a contaminação. Às pessoas que estão em área de incidência dos carrapatos, recomenda-se o uso de roupas claras, que facilitam a tarefa de enxergá-los,
que a cada três horas verifiquem se não há carrapatos em seus corpos (o carrapato precisa ficar fixado no corpo da pessoa por pelo menos quatro horas para conseguir transmitir a doença) e que busquem ajuda médica imediatamente se houver suspeita da doença. Outra recomendação é a de colocar a barra das calças dentro das meias e calçar botas de cano alto.

                                                                                                                 Fonte: BlastingNews

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.