Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Cuidado com o Inseto Barbeiro, Hospedeiro que transmite a Doença de Chagas

Cuidado com o Inseto Barbeiro, Hospedeiro que transmite a Doença de Chagas

24/04/2017

  Por mais que várias campanhas governamentais e de ações comunitárias possam parecer eficientes contra insetos nocivos à saúde humana, nunca é demais os alertas que se possa dar a uma comunidade. 
Informações dos riscos à saúde definitivamente nunca serão excessivas.  Afinal, quanto maior for a prevenção, menores são as chances de doenças causadas por insetos se proliferarem entre as pessoas.
No Brasil, um dos insetos mais "famosos", por assim dizer, é o mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, que além de transmitir a dengue, também é o responsável pela transmissão de febre Chikungunya e vírus Zika.
Em função disso, grande parte do tempo e dinheiro gastos pelo Ministério da Saúde é investido no combate e prevenção do Aedes, que se prolifera de uma forma muito grande, caso os devidos cuidados não sejam observados. Enquanto algumas pessoas não se importam tanto no combate e prevenção de insetos que podem ser prejudiciais à saúde, outras parecem quase que obcecadas quando se trata de ser ofensivo aos mosquitos. Atuam colocando telas nas janelas, compram venenos de todos os tipos e marcas e saem em defesa de si e de sua família.
 Infelizmente não é apenas o mosquito transmissor da dengue que oferece algum tipo de risco à saúde humana, e não é só com ele que é preciso cautela, preocupação, combate e prevenção...
Existe no Brasil, e na maioria dos países da America Latina, um pequeno besourinho que pode se assemelhar a um mosquito inclusive, seu nome cientifico não é nada comum, Triatoma infestans, que adquiriu um apelido bem mais fácil de ser reconhecido: Barbeiro.
O barbeiro pode passear tranquilamente despercebido por uma casa, ameaçando causar danos à saúde extremamente graves. Seus hábitos são noturnos, e assim como os mosquitos, são sugadores de sangue. O nome da doença transmitida por ele é a Doença de Chagas, que pode atacar o coração, cérebro e outras partes do corpo. Assim como o combate à mosquitos são realizados, a prevenção e atenção para com o Barbeiro também se fazem muito necessárias.
  É importante que não haja espaços para que o barbeiro se instale, por isso, feche locais por onde esse inseto possa entrar em sua casa e retire esconderijos possíveis dele, como pedaços de madeira, pedras, ou ainda alguma outra forma de entulho próxima à fundação da residência;
Além de se alimentarem de sangue humano, esses insetos também costumam se alimentar do sangue dos animais de estimação, por isso, é fundamental que se mantenha o lugar de descanso deles e a casa sempre bem limpa e organizada, livres de sujeira e de entulhos.
Assim como em outras situações, a limpeza se torna insdispensável, e afugenta esses temidos insetos. Mas é ainda importante que ao menor contato com o barbeiro, logo se vá até um posto de saúde e faça o exame de sangue para saber com certeza se foi ou não picado pelo inseto, ou ainda se o mesmo era transmissor do mal de chagas.

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.