Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Como proteger seu bebê de picadas de insetos

Como proteger seu bebê de picadas de insetos

12/03/2018

Por conta das altas temperaturas, nesta época do ano a tendência é aumentar a proliferação de mosquitos, por isso, é preciso redobrar o cuidado com os pequenos, o que nem sempre é tarefa fácil. O risco mais comum para os bebês é a reação alérgica, inflamações ou infecções da célula, causadas por picada ou coçadura pós-picada, que estão entre as principais causas de internação hospitalar.

Além disso, existem ainda doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti como dengue, febre amarela, chikungunya e zica; o berne, transmitido pela mosca varejeira; e a malária, transmitida pelo mosquito Anopheles.

Como até os seis meses o uso de repelente é contraindicado, sob o risco de intoxicação e reação alérgica, e dos seis meses até os dois anos de idade o uso é limitado a dois tipos: IR3535, que não combate o Aedes Aegypti, e a Icaridina, que é um derivado da pimenta, seguindo sempre as orientações do fabricante, e além destes citados, para os maiores de 2 anos, recomenda-se o uso de DEET e também o óleo de citronela, o ideal é investir em medidas físicas, que serão sempre muito bem-vindas.

Como pediatra, minha recomendação é que eles usem roupas com mangas longas e calças compridas, de preferência de tonalidade clara, e também que os pais evitem o uso de perfumes, que podem atrair insetos. Outra opção seria o uso de mosquiteiros de berço, barreira física indicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como proteção à picada de inseto, mas que exige cuidado e higiene adequada.

Primeiro porque acumula poeira, o que pode gerar alergia de pele e problemas respiratórios no bebê, segundo porque é preciso garantir sua segurança. Não podemos correr o risco de que o equipamento caia sobre o bebê ou até se enrosque nele.

Muitos pais acabam investindo nessa proteção que, além das implicações citadas acima, tem a limitação de espaço, deixando os pequenos expostos ao risco de serem picados quando precisam se alimentar, tomar banho e trocar as fraldas ao longo do dia.

E como a maior incidência de mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti, ocorre nos períodos de nascer e pôr do sol e, com as altas temperaturas, comuns nesta época do ano, quanto mais tempo as janelas permanecerem abertas, menos abafado ficará o ambiente.

Por isso, uma sugestão seria investir em telas mosquiteiras nas janelas do quarto..

Todo cuidado é pouco, principalmente nesta época, com a proliferação de mosquitos aumentando, por isso, é preciso redobrar atenção na proteção dos pequenos.

 

Fonte: São Paulo para crianças,  por:  Dra. Angela Gobbo 

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.