Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Carrapato e Febre Maculosa: Sinais de Alerta

Carrapato e Febre Maculosa: Sinais de Alerta

05/06/2017

  Quem já foi para um passeio em região de matas e voltou com “pontinhos pretos” grudados na pele? Preste bastante atenção, pois estes “pontinhos” podem ser carrapatos. E o quanto antes forem retirados, melhor. 
 
  O carrapato pode, sim, transmitir doenças. Duas delas são a Doença de Lyme e a Febre Maculosa. Importante saber que o carrapato é apenas o vetor dos agentes infecciosos, à semelhança do Aedes aegypti, que também é o mosquito vetor e transmissor das conhecidas viroses como dengue, zika e chicungunya. Para evitar estas últimas doenças, devemos nos proteger da picada do mosquito. Para evitar a Febre Maculosa e a doença de Lyme, devemos evitar que o carrapato fique “grudado” na pele.
 A Doença de Lyme é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, que é transmitida por um carrapato do grupo Ixodes. Esta doença pode ser muito grave, especialmente quando acomete o sistema nervoso central, causando desde meningite até um quadro de fraqueza muscular que afeta especialmente braços e/ou pernas, como exemplificou um vídeo recentemente “viralizado” nas redes sociais, de um menina acometida. Esta doença é rara no Brasil e mais frequente nos Estados Unidos e Europa.
 A Febre Maculosa, no entanto, é comum aqui no Brasil. É transmitida por uma bactéria chamada Rickettsia, que contamina carrapatos popularmente conhecidos como "carrapato-estrela", "carrapato de cavalo" ou "rodoleiro”. 
 
 Importante saber que, para infectar uma pessoa, o carrapato tem que ficar “grudado” na pele por pelo menos 4 a 6 horas. Por isso, quem viaja para locais onde se sabe haver carrapatos, o ideal é que se proteja com roupas longas, com o mínimo de superfície de pele exposta. Use botas longas também. Além disso, examine-se a cada 3 horas e caso encontre algum carrapato, remova-o imediatamente. Se houver carrapatos grudados nas roupas, retire-as e ferva.
 Aqui vai outra dica: CUIDADO na hora de retirar os carrapatos. O mais correto é utilizar uma pinça de ponta fina. Coloque-a entre a pele e a cabeça do carrapato e puxe com firmeza para cima. Evite usar as mãos. Não torça nem esmague o carrapato. Jamais use produtos como álcool, esmalte de unha ou palito de fósforo quente.
 Depois de remover o carrapato, lave muito bem a região com água e sabão.
 
  Fique atento: se depois de  2 a 14 dias  surgirem sintomas como febre, mal estar, calafrios, cansaço, enjoo, vômitos, dor no corpo ou dores de cabeça e  manchas de coloração rósea na pele, procure imediatamente um serviço de saúde para uma avaliação médica. Se não for tratada, a febre maculosa pode evoluir para quadros mais graves e fatais.
  A boa notícia é que o tratamento é bastante eficaz, com a administração de antibióticos. 
 
 Cuide-se. Nossos piores inimigos nem sempre são grandes de tamanho.

                                                                                                                Fonte:G1.globo.com

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.