Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Calor e chuva desentocam insetos

Calor e chuva desentocam insetos

16/10/2018

O calor e as chuvas dos últimos dias deram cara de verão à primavera, que deve se encerrar em 21 de dezembro. O tempo abafado antecipou a temporada dos insetos. Além de baratas, besouros e mosquitos, que não escolhem endereços e estão por toda parte, alguns bairros da cidade também tem registrado problemas envolvendo aranhas e escorpiões, que desentocam para se alimentarem.

Biólogo da Unesp em Bauru e especialista em animais peçonhentos, Roberto Marono explica que o calor intenso estimula o metabolismo não só das baratas, mas também dos demais insetos e até de alguns aracnídeos, que começam a aparecer mais para predar.

"Entre a primavera e o verão, cai muita chuva, cuja água vai para a rede de esgoto, onde estes insetos estão entocados. Isso faz com que saiam deste local e busquem abrigo em outros lugares, como as residências", explica.

As baratas deixam a rede de esgoto, geralmente, para fugir do excesso de água e optam por ambientes que apresentam restos de comida. Como elas são o principal alimento dos escorpiões, o aumento desencadeia maior número destes animais peçonhentos, principal preocupação do poder público.

SAÚDE PÚBLICA

O grande problema em relação ao aumento de insetos passa pela quantidade de doenças que podem ser provocadas por eles. Além da dengue e leishmaniose causadas por mosquitos, as baratas e formigas, que também possuem mais atividade nesta época, por exemplo, podem contaminar alimentos.

Já os escorpiões trazem risco por conta da picada, que pode até levar a morte. Os cupins também trazem transtornos, pelo poder de destruição de móveis inteiros e até de imóveis

CUIDADO

Ela ainda ressalta que é preciso cuidado ao manusear animais peçonhentos. "Mesmo morto, o escorpião pode picar, por causa do veneno inoculado. A melhor coisa a se fazer ao encontrar um animal peçonhento ou que apresente alguma ameaça é cobri-lo com um recipiente transparente e passar um papel embaixo para fechá-lo", ensina a veterinária.

Na sequência, o CCZ deve ser comunicado para prestar orientações.

SERVIÇO

Em caso de encontro de animais peçonhentos, o CCZ deve ser acionado: (41) 33145210

 

Fonte: jcnet.com.br

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.