Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Bill Gates financiou inseticida contra malária criado por brasileiro

Bill Gates financiou inseticida contra malária criado por brasileiro

31/08/2017

Há alguns momentos na vida nos quais as adversidades nos fazem ir além e tentar encontrar uma saída para determinados problemas. Foi exatamente em uma situação assim na qual o gaúcho Agenor Mafra-Neto viu o seu caminho cruzar com o de Bill Gates durante o desenvolvimento de um inseticida contra malária.
Após ver uma irmã e um irmão contrair dengue no final da década passada, Mafra-Neto começou a pesquisar uma forma de combater o Aedes aegypti de uma maneira que não agredisse tanto o meio-ambiente. Desse desejo de diminuir o alcance do mosquito acabou surgindo o Vectrax, inseticida capaz de colocar um fim às ameaças de malária.
E foi exatamente por encontrar uma forma de erradicar a malária que o pesquisador acabou recebendo o apoio do chefão da Microsoft, tendo em vista que a Bill & Melinda Gates Foundation tem essa como uma de suas propostas. Por conta disso, a Iscatech, empresa de Mafra-Neto, recebeu um investimento para criar a substância que já se mostrou eficiente ao eliminar, em teste, entre 70% a 80% do mosquito transmissor da malária.
E funciona mesmo?
Caso esteja curioso para saber como esse inseticida funciona, foi informado que ele atrai os mosquitos por conta das simulações de aromas e sabores de néctar, e só quando as fêmeas consomem ambas com uma certa frequência elas atacam os humanos. O efeito foi o mesmo quando observado esse quadro entre machos.
“Assim como as abelhas, mosquitos se alimentam de néctar. Nós usamos uma combinação de odores de flores, açúcares e proteínas e uma quantidade mínima de inseticida tradicional para atrair o mosquito para os pontos de dispersão. Isso é muito mais preciso. Tivemos a preocupação também de desenvolver um produto que não afetasse outros insetos que se alimentam de néctar, como as abelhas”, explicou Mafra-Neto em entrevista ao site da BBC.
Outro detalhe mencionado pelo cientista é o fato de que esse produto pode ser vendido por um preço relativamente baixo, tendo em vista que em cada litro do Vectrax diluído há menos de 1% de inseticida, o que é bom tanto para o ambiente quanto para o bolso do consumidor.
Em um teste realizado entre outubro e julho na Tanzânia (país africano com grandes concentrações da malária em algumas regiões), o Vectrax conseguiu quase que zerar a incidência do mosquito responsável por transmitir a doença.
Futuro
Agora, o próximo passo de Mafra-Neto é tentar encontrar uma forma de combater o Aedes aegypt, que ainda causa pesadelos em diversas regiões do Brasil.
“O aedes e a dengue foram a minha epifania: queria fazer alguma coisa para combater os problemas causados pelo mosquito no Brasil”, ressaltou o cientista.
  
   
                                                                                   Fontes: Techmundo
                                                                                 

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.