Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Avanço de malária no Brasil exige cuidados para evitar transmissão

Avanço de malária no Brasil exige cuidados para evitar transmissão

03/05/2018

O surto de malária na Venezuela e o avanço da doença por países da América Latina começam a assustar autoridades de saúde no Brasil e reforçam a necessidade de cuidados por parte dos brasileiros. Em Minas Gerais, ainda não há casos confirmados neste ano, mas o alerta vale para mineiros que viajarem para as regiões que fazem parte da região endêmica para transmissão.

A doença é frequente na região amazônica do Brasil composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nas demais regiões brasileiras, como em Minas Gerais, a maioria dos diagnósticos são importados de áreas de risco no Brasil e mundo. Apenas em Roraima, foram detectados 5.750 casos no primeiro trimestre deste ano.

Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta que, em caso de viagem para um local endêmico e observância de  sintomas da doença, o atendimento médico seja procurado imediatamente. Ou seja, se em até 30 dias após o deslocamento, a pessoa tiver febre, acompanhada ou não de cefaleia, calafrios, sudorese, cansaço e dores no corpo.

“Todo caso importado, vindo de outros locais, notificado para malária é identificado e tratado. Há disponibilidade de medicamento e diagnóstico de teste rápido de malária distribuído em todas as Unidades Regionais de Saúde e seus municípios de jurisdição”, explica, em nota, a pasta.

Segundo o Ministério da Saúde, a cura da doença é possível se for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Caso contrário, ela pode evoluir para forma grave e morte. A malária grave é caracterizada pelo aparecimento de um ou mais dos sintomas: prostração, alteração de consciência, convulsões, hipotensão arterial ou choque, hemorragias, dentre outros sinais.

Casos em Minas

Minas Gerais teve 608 casos de malária de 2010 a 2016, levando à morte de 13 pessoas. Desse total de infectados, apenas 25 contraíram a doença dentro do Estado: um em Lima Duarte, um em Simonésia e 23 na área do Garimpo de Areinha, na zona rural de Diamantina. Segundo a SES-MG, a área com maior número de casos continua em monitoramento e sem notificações neste ano.

Para evitar a propagação da doença, a pasta orienta eliminar recipientes com água parada para evitar a proliferação do mosquito Anopheles (responsável pela transmissão), principalmente em locais próximos a matas. Medidas individuais como uso de repelentes e cortinados também podem ser adotadas, segundo a Secretaria de Saúde. 

Fonte : Hoje em dia

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.