Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Ataques de abelhas e vespas: saiba por que aumentam em época de seca

Ataques de abelhas e vespas: saiba por que aumentam em época de seca

14/09/2017

Além dos chamados para combater queimadas e socorrer pessoas com mal súbito, por causa do forte calor, no período de seca aumenta consideravelmente a procura pelo Corpo de Bombeiros para atender ocorrências de ataques de abelhas, marimbondos e escorpiões.
Mas por que os insetos atacam mais no período de estiagem?

O ambientalista Rodrigo Aranda, coordenador do Cinelab (Laboratório de Ecologia de Comunidade de Insetos), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) explica que os insetos aproveitam a época que antecede a primavera para construir novos ninhos.

“Nesse período, as abelhas começam a fazer o chamado enxameamento, para formar uma nova colônia de indivíduos. Elas saem da colméia de origem em busca de um local seguro para construir um novo lar. Nessa migração, é que, geralmente, ocorrem os ataques", diz.

Nessa "expedição", os insetos carregam a rainha virgem e parte da colméia de origem. São verdadeiras colmeias itinerantes em busca de um local protegido, geralmente em ambientes onde há grande oferta de alimentos e árvores com florada adequada para produção do mel, para já estarem abrigadas quando a primavera chegar.

"Esses insetos estão preocupados em proteger a rainha e construir o ninho, portanto, os ataques a seres humanos só acontecem quando eles se sentem ameaçados", garante Rodrigo, acrescentando que a maioria dos casos envolve a espécie Apis mellifera, conhecida como abelha européia.

De acordo com o especialista, muita gente acredita que os ataques são mais comuns nessa época por causa das queimadas, porque a fumaça atiçaria a agressividade das abelhas.

"É justamente o oposto. No caso das europeias, a fumaça é muito utilizada para contenção e retirada de colmeias, porque as deixa mais calmas. Quando há fogo, o foco delas é salvar o ninho e o alimento", afirma.

Quem também aproveita a época para aumentar as colônias são os marimbondos. Com o final da estação seca e aproximação da estação chuvosa, eles buscam novos locais para montar ninhos e aumentam a procura por alimento.

“Muitas vespas acabam procurando áreas urbanas para fazer os ninhos, pois apresentam refúgio contra as intempéries. Beirais de telhados e locais fechados são os preferidos”, conta.


Como evitar e o que fazer em caso de ataque? Prevenir é o melhor remédio. Para não ser atacado por abelhas e vespas, o segredo é não perturbar o ninho.

O Corpo de Bombeiros faz uma série de recomendações: roupas claras, pois as escuras atraem os insetos; não fazer movimentos bruscos e excessivos se estiver próximo a colmeias; evitar gritos e sons altos, como máquinas barulhentas, já que as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos.

Em caso de ataque, o ideal é se distanciar ao máximo do local, pois os insetos dificilmente voam para muito longe do ninho para atacar um intruso. Ao ficar diante de um enxame de abelhas, a pessoa deve correr em zigue-zague, pois elas deslocam-se juntas em linha reta, e sempre proteger o pescoço e o rosto das picadas.

Ataques “em massa” acontecem quando uma abelha se sente ameaçada, ferroa a pessoa e libera ferormônios que atraem um exército para defender a colmeia. A abelha morre depois de liberar o ferrão.

Diferentemente da espécie europeia, as vespas, como marimbondos, possuem o ferrão liso, o que permite que um único indivíduo ferroe várias vezes.

Em casos de formação de colméias em residências, o Corpo de Bombeiros orienta que o proprietário acione uma empresa de apicultura especializada para a remoção. Dessa forma, é possível retirar o ninho e preservar os indivíduos, sem risco aos moradores.

Em situação de ataque, as pessoas devem entrar em contato com a corporação por meio do 193.

De janeiro a dezembro de 2016, foram realizadas 1565 vistorias em imóveis e controlados 102 ataques de insetos, com 7 vítimas no interior e 3 em Campo Grande.

Escorpiões - No caso de escorpiões, é também nessa época que eles se reproduzem. Eles tendem a se esconder nos cantos das casas e dentro de sapatos, casacos e roupas de cama.

Por isso, é importante sempre deixar a casa arejada, ter cuidado com peças do vestuário pouco usadas e não deixar telhas e tijolos empilhados no quintal. O contato do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) é 0800 722 6001 ou 150.

                                                                                  Fonte: Campo Grande News

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.