Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Saúde debate com empresas dos EUA meios de combater vírus da zika

Saúde debate com empresas dos EUA meios de combater vírus da zika

16/08/2016

Dois meses após oficializar uma parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Recife para combater o vírus da zika no estado, o governo de Pernambuco teve o primeiro encontro com representantes de seis empresas norte-americanas. O objetivo é garantir investimentos para melhorar o atendimento nas unidades de saúde, especialmente na área de tecnologia da informação. O conjunto de instituições privadas está sendo chamado de ‘Força-Tarefa de Tecnologia em Saúde contra a Zika’.

O evento, realizado no Centro de Convenções, em Olinda, contou com a presença do cônsul geral dos EUA na capital pernambucana, Richard Reiter, e do secretário estadual de Saúde, Iran Costa. Segundo a assessoria de comunicação do Consulado, durante o evento, a parceria foi firmada em quatro eixos principais: educação, ponto de atendimento, gerenciamento de dados e interoperabilidade e análise de previsão de dados.

A secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque, informou que essa primeira reunião serviu para trocar informações sobre a atual situação do surto no estado e a tecnologia que cada empresa tem para oferecer. “Eles estão dando sugestões. Tem uma proposta de exames laboratoriais para o diagnóstico, que estão sendo avaliados, e tem quites de tecnologia da informação no sentido de otimizar nosso sistema de dados”, contou.

Ainda de acordo com o consulado, a próxima conversa deve acontecer no dia 30 de setembro para que os quatro grupos de empresas possam apresentar avanços nos planos de trabalho e conclusões sobre o projeto. Tudo o que for discutido na nova reunião deverá ser submetido ao governador Paulo Câmara, que definirá a implantação dos investimentos no estado.

A parceria em Pernambuco faz parte de uma ação da Embaixada dos Estados Unidos, que tem convocado as companhias americanas especializadas na área de saúde a ajudar na descoberta de novos tratamentos e formas de prevenção da doença. Em março, o secretário Iran Costa foi aos EUA, onde participou de discussões com representantes de universidades, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O coordenador da Força-Tarefa, o cônsul comercial dos EUA em São Paulo, Everett Wakai, afirmou que a ação vai trazer soluções inovadoras para a gestão da saúde em Pernambuco. “Os Estados Unidos têm alavancado o uso de TI e dados para enfrentar grandes emergências de saúde pública”, defendeu. (Fonte: G1)

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.