Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Paraná inicia 3ª fase de vacinação contra a dengue em setembro

Paraná inicia 3ª fase de vacinação contra a dengue em setembro

23/08/2017

No dia 20 de setembro, o Paraná inicia a 3.ª fase da Campanha de Vacinação Contra a Dengue em Paranaguá e em outros 29 municípios escalados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Neste ano, a cidade não registrou nenhum caso grave da doença, o que é atribuído ao ineditismo da própria vacinação, que não foi disponibilizada a outros Estados.
A terceira fase da vacinação termina no dia 27 de outubro. No mês de março deste ano, durante a segunda fase da campanha, os órgãos de saúde fizeram uma força-tarefa para alcançar todo o público-alvo, fazendo buscas ativas em diversos bairros e, ainda, com equipes presentes em supermercados, praças e empresas a fim de alcançar a meta. Com isso, foram vacinadas na segunda fase da campanha, 70% das pessoas de 9 a 44 anos de Paranaguá.

Naqueles que tomaram apenas a 1.ª dose, a proteção começa a cair após o sexto mês, por isso são necessárias as três para completar a imunização. A chefe da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, afirmou que ainda haverá uma programação junto à Secretaria Municipal de Saúde para definição dos locais de vacinação.

“É importante que as pessoas já se planejem para a terceira dose porque não pode coincidir com a data de outras vacinas. Tem que haver um intervalo de 30 dias entre uma vacina e outra”, frisou Ilda. Vale lembrar que o Governo Federal ampliou a faixa etária para receber a vacina contra o HPV neste mês para jovens e adultos de 18 a 26 anos.
Aquelas pessoas que perderam a segunda dose em março, poderão fazer no próximo mês. Ao contrário dos que ainda não tomaram a primeira dose, que perderam a chance de se imunizar gratuitamente.

Segundo a profissional, o sorotipo 2 da doença está circulando em Goiás e Mato Grosso, o que se torna preocupante para o Estado do Paraná e ressalva a importância da vacinação. “A dengue tem o seu ciclo, mas com a vacinação em 30 municípios do Paraná, faz com que tenhamos mais segurança para vencer a doença. Os resultados são visíveis”, disse Ilda.
No entanto, somente a vacina não resolve o problema. Ilda lembrou que ainda há os vírus da Zika e da Chikungunya que precisam ser combatidos. Para isso, os cuidados para não acumular água nos quintais, na rua e até mesmo dentro de casa não podem parar. “Precisamos remover os criadouros, porque temos mais essas duas doenças. Dentro do monitoramento, observamos que ainda há muito foco do Aedes Aegypti em Paranaguá”, ressaltou.
EVENTOS RELACIONADOS
Para capacitar profissionais de saúde e também informar a população sobre a doença, dois eventos serão realizados pela SESA. O primeiro, intitulado “Entendendo a Epidemiologia e o Impacto da Dengue no Cotidiano da Sociedade” acontece no dia 31 de agosto, especialmente para profissionais de saúde, das 16h às 19h15, no Hotel Camboa.

O segundo evento, “Entendendo a Campanha de Vacinação contra a Dengue”, é destinado à população em geral e acontece no dia 1.º de setembro, das 8h às 12h, também no Hotel Camboa. “A apresentação mostrará a situação da dengue no mundo, no Brasil e no Paraná”, destacou Ilda.

DENGVAXIA

A vacina Dengvaxia é a primeira desenvolvida contra a dengue, produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur, visando a imunizar a população contra os tipos 1, 2, 3 e 4 da doença. A empresa salienta que a dengue pode afetar profundamente indivíduos, famílias ou comunidades por licenças médicas, fadiga, pós-infecção, redução na qualidade de vida e até mesmo dívidas oriundas do tratamento da doença.


                                                                                                  Fonte: Folha do Litoral

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.