Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Doença do pombo: saiba como evitar o mal infeccioso, que pode matar

Doença do pombo: saiba como evitar o mal infeccioso, que pode matar

22/02/2018

Três pessoas estão internadas no Hospital de Base contaminadas com a doença, transmitida por fungos presentes nas fezes de pombos

 

 

A notícia de que três pessoas estão internadas no Hospital de Base contaminadas com doença infecciosa letal transmitida por fungos presentes nas fezes de pombos deixou a população brasiliense em alerta.

 

O fungo causa alterações no trato respiratório e no sistema nervoso central. Dependendo da região do cérebro atingida, diminui a consciência, provoca convulsões, cegueira, surdez e pode causar até a morte. O índice de mortalidade chega a 70%. 

 

Diante de tantos riscos, muitos querem saber como agir caso haja grande presença dos animais em suas casas e ruas. Saiba como:

 
1. Não mate animais, é crime 

 

Em primeiro lugar, é preciso saber que não se pode, de jeito nenhum, matar os animais. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) alerta que é crime matar ou praticar qualquer ato de maus tratos contra os pombos. Esses atos podem levar à detenção.

 

Segundo a corporação, "a lei de crimes ambientais prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, a quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena, inclusive, é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.

 

2. Previna-se contra a presença de pombos

 

A população pode fazer sua parte para evitar que os pombos sejam atraídos às áreas residenciais e comerciais. As principais medidas são nunca alimentar os animais e deixar o lixo bem fechado, pois os restos de alimentos atraem essas aves.  

 
3. Acione os órgãos públicos 

 

Se houver necessidade de espantar os pombos, a recomendação, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, é entrar em contato com a ouvidoria da pasta, por meio do telefone 160. Caberá à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) orientar moradores e comerciantes, durante ações de inspeção, a adotar medidas para evitar o aumento da população de pombos.

 

"A Vigilância Ambiental não faz captura ou eliminação desses animais, porém, nas inspeções, identifica a origem do foco e orienta as medidas a serem adotadas", informou a pasta de Saúde em nota."

 
4. Empresas de dedetização são uma opção 

 

Há ainda a opção de contratar empresas de dedetização, que não aplicam venenos nocivos às aves, mas inseticidas contra o piolho do pombo. 

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.