Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

Nanofios são responsáveis pela força das teias de aranha

Nanofios são responsáveis pela força das teias de aranha

21/05/2019

Cinco vezes mais forte que um cabo de aço do mesmo peso, mas também suave e flexível, a teia de aranha é um dos materiais mais incríveis da Terra. Com isso, os cientistas buscam desvendar seus segredos estruturais, com o objetivo final de desenvolver uma fibra parecida.


Agora, pesquisadores do Departamento de Ciência Aplicada da William & Mary, nos Estados Unidos, fizeram uma descoberta sobre a fibra natural da aranha-violinista (Loxosceles reclusa) que apode ajudar nesta missão.


"Esperávamos descobrir que a teia era uma massa única", disse Hannes Schniepp, autor do estudo, em um comunicado. "Mas a seda é, na verdade, uma espécie de minúsculo cabo, feito de vários nanofios. Cada um é composto de proteína, e tem menos de um milionésimo de polegada de diâmetro."


Schniepp e seu aluno de pós-graudação, Qijue Wong, usanram microscopia de força atômica - microscopia de varredura por sonda de alta resolução - para examinar os filamentos em nível molecular. No artigo que detalha os resultados, publicado na ACS Macro Letter, a dupla notou que todas as propriedades da teia vêm da estrutura e arranjo dos nanofios.


Uma imagem revelou que um filamento da fibra da aranha-violinista é feito de aproximadamente 2,5 mil nanofios, cada um com 20 nanômetros de diâmetro e mais de 1 mícron de comprimento. Eles são empilhadas em paralelo, e não trançadas, como alguns modelos sobre teia de aracnídeos têm sugerido.


"Na ausência de evidências experimentais, modelos estruturais competitivos e incompatíveis de fibras naturais de seda têm sido propostos. Nós desenvolvemos o modelo estrutural mais detalhado para qualquer teia já diretamente sugerida por evidências experimentais", escreveram os pesquisadores.


Com base na descoberta de que as camadas se separam com facilidade, os dois teorizam que a força da teia da aranha-violinista vem do comprimento dos nanofios, não dos laços entre eles.


"Nosso trabalho ressalta a importância das nanofibras e promove a compreensão das relações de estrutura e propriedade da seda, com amplas implicações para a pesquisa da teia e o design de materiais de alto desempenho inspirados na fibra de aranha", eles afirmaram.




Fonte: Revista Galileu

Foto: https://emsinapse.wordpress.com/2018/11/26/scd-a-teia-de-aranha-e-cico-vezes-mais-forte-que-o-aco-agora-os-cientistas-sabem-o-porque/

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.