Bem Vindo a INSECT - Controle de Pragas Urbanas!

E se a Sarna aparecer?

E se a Sarna aparecer?

14/06/2017

  A Escabiose, conhecida vulgarmente como Sarna humana, é uma doença de pele infeciosa e contagiosa. Tem na sua origem um parasita exclusivamente humano, o ácaro Sarcoptes scabiei, sendo que, desta forma, os animais não podem propagar a doença, uma vez que, o Homem é mesmo o único hospedeiro deste parasita. O contágio é fácil, de pessoa para pessoa, através do contato físico ou partilha de roupas, incluindo da cama. Importante salientar que ter sarna não é, necessariamente, um sinal de falta de higiene. 
Os sintomas de Sarna surgem, habitualmente, 3 a 4 dias após o contágio, podendo prolongar-se até em algumas semanas, razão pela qual deve estar atento e procurar o seu Médico de Família em caso de: 
1. Prurido, vulgo comichão, que agrava durante a noite; 
2. Lesões semelhantes a picadas, avermelhadas, em zonas sugestivas do corpo, tipicamente abaixo do nível do pescoço: entre os dedos das mãos e pés, axilas, seios, nádegas, genitais e abdómen. Nas crianças pode atingir toda superfície do corpo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, face e couro cabeludo. 

  As próprias lesões de Sarna, a comichão associada e o ato de coçar aumentam o risco de infeções secundárias, simultaneamente, por bactérias. 
A chave do tratamento assenta no fato de que toda a família dever ser tratada, mesmo os elementos que se apresentem assintomáticos. Por esta razão, deve consultar o seu Médico de Família que saberá orientar a melhor forma de tratamento que, comummente, passa pela aplicação local de um agente parasiticida que elimine o ácaro responsável pela infeção. 
A par do tratamento farmacológico toda a roupa de cama e vestuário dos indivíduos afetados, bem como dos que com eles estabeleceram contacto físico, deve ser lavada na máquina a altas temperaturas (90oC), pelo que a roupa que não puder ser lavada dessa forma deve ser colocada dentro de um saco plástico, preferencialmente preto, bem fechado, durante um período mínimo de 3 dias, dado que, nestas condições, os ácaros da Escabiose não sobrevivem além dos 2 primeiros dias. 

  Assim, estamos perante uma doença altamente infeciosa mas que, se detetada a tempo e orientada com a ajuda do seu Médico, facilmente será controlada. 
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua saúde!

AMBEV
CCV
CM-PREMIUM
GRUPO PARANÁ
LEAX DO BRASIL
MAGNUS
RESIPAR
TENTIL
BANCO DO BRASIL
GRUPO POSITIVO
SALÃO MARLY
SODEXO
VOLKSWAGEN

Gostaria de falar com um de nossos consultores?

Basta enviar seus dados de contato e entraremos em contato em breve.